Press Release / Apr 19, 2011

SHIC'11 - Solvay & Hovione Ideas Challenge

Solvay e Hovione reeditam prémios científicos

A SOLVAY PORTUGAL e a HOVIONE celebram hoje, pelas 18h30m, na Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa, um protocolo visando o lançamento, em parceria, do Solvay & Hovione Innovation Challenge (SHIC‘11), concurso de ideias direccionado ao meio académico e aos centros de investigação nacionais, que desafia os investigadores portugueses a apresentar projectos inovadores para aplicação industrial.

Após o sucesso verificado em 2008, ilustrado pelas 81 candidaturas, correspondentes à participação de 260 investigadores, o SHIC’11 voltará a promover a inovação no País, a posicionar as duas empresas industriais como parceiros activos do meio académico e a distinguir projectos susceptíveis de gerar valor nas áreas da engenharia química, química, materiais, ambiente, química farmacêutica e desenvolvimento farmacêutico.

O concurso, aberto a candidaturas entre 19 de Abril e 16 de Setembro, conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros, do Colégio de Especialidade em Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos e da Agência de Inovação.

Serão atribuídos dois prémios no valor de 10 mil euros cada (cinco mil a título pecuniário e o restante como financiamento imediato do projecto) e às candidaturas vencedoras serão proporcionadas oportunidades de contacto privilegiado com a comunidade empresarial.

O SHIC’11 será aberto a projectos inovadores em duas plataformas.

• O prémio Solvay distinguirá ideias, produtos ou processos inovadores preferencialmente nas áreas dos produtos de base inorgânica, electroquímica e química do cloro e flúor, peroxidados e detergência, polímeros, energias renováveis, sustainable chemistry e electrónica.
  • O prémio Hovione orienta-se para a inovação na produção por lotes, aplicação de processos de produção contínua nas indústrias de química fina e farmacêutica, modelização de processo e optimização, aplicação de técnicas de engenharia de partículas à optimização de propriedades físicas ou farmacológicas dos produtos, green chemistry com aplicação na produção de APIs e processos de produção de partículas à escala nano.

O concurso destina-se a docentes, investigadores e estudantes de universidades e institutos de investigação portugueses, devendo as candidaturas ser formalizadas através do website www.shic2011.com . O júri de avaliação, composto por personalidades de reconhecido mérito e por representantes das duas empresas e dos parceiros institucionais, divulgará a sua selecção em sessão pública prevista para Novembro.

A SOLVAY é um grupo industrial internacional do sector Química. Propõe uma ampla gama de produtos e soluções, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. O Grupo tem sede em Bruxelas e emprega 16 800 pessoas em 40 países. As suas vendas consolidadas ascenderam, em 2010, a 7,1 mil milhões de euros. No complexo industrial de Póvoa de Santa Iria desde 1934, a Solvay produz químicos de base para as indústrias do vidro, pasta e papel, detergência e química, entre outras, sendo responsável por cerca de 300 postos de trabalho directos e 200 indirectos. Mais informação em www.solvay.pt .

A HOVIONE é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, com 52 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de substâncias activas farmacêuticas. Com cinco fábricas, em Portugal, Estados Unidos da América, Macau, China e Irlanda, a Empresa emprega 1030 colaboradores, dos quais 170 investigadores, e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo. Mais informação em www.hovione.pt  e www.hovione.com .

A farmacêutica portuguesa Hovione anunciou na quinta-feira que se tornou a primeira empresa em Macau a ser reconhecida como 'Top Employer', uma certificação atribuída pela excelência das práticas de gestão de pessoas. O diretor de recursos humanos da Hovione Macau, Douglas Lau, disse que esta distinção "é uma verdadeira conquista" e que "demonstra que as empresas em Macau podem oferecer o mesmo ambiente de trabalho de alta qualidade que em qualquer outro lugar do mundo". A certificação é "também mais uma demonstração de como a Hovione cria empregos que têm valor real tanto para os membros da nossa equipa como para a sociedade em geral", acrescentou, em comunicado. O responsável lembrou que a Hovione, que se estabeleceu em Macau em 1986, recebe hoje a medalha de Mérito Industrial e Comercial, atribuída pelo Governo local, nos 24 anos da Região Administrativa Especial chinesa. Em dezembro, o diretor-geral da empresa em Macau, Eddy Leong, disse à Lusa que a medalha concecida pelo Governo de Macau é "uma grande honra" e reflete a "longa e bem-sucedida" história da Hovione no território. Ao destacar a "equipa forte" dedicada "à investigação e à qualidade", com "diversos êxitos" obtidos, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que a expansão do negócio da Hovione "no mercado asiático está já a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau", contribuindo para o desenvolvimento da indústria de `big health` de Macau e a diversificação da economia, de acordo com uma nota oficial, divulgada em dezembro. A Zona de Cooperação Aprofundada, em Hengqin, é um projeto lançado por Pequim, em 2021, gerido conjuntamente pela província de Guangdong e Macau, com uma área de cerca de 106 quilómetros quadrados e uma população de mais de 53 mil habitantes. Fundada em 1959, a Hovione sublinhou ter recebido a certificação `Top Employer` pelo segundo ano consecutivo, nas outras três fábricas e laboratórios que opera em Portugal, na Irlanda e nos Estados Unidos. A farmacêutica foi uma das 49 empresas em Portugal a obter esta certificação do Top Employers Institute, uma entidade internacional que distingue e certifica, a nível global, as condições que as empresas criam para os seus trabalhadores.   Leia o artigo completo em RTP

Press Clipping

Farmacêutica portuguesa primeira empresa considerada 'Top Employer' em Macau