Programa 9ºW

O Programa 9ºW da Hovione concede cinco milhões de euros para três projetos académicos ao longo de três anos

raiz-escultura-rui-chafes


Para marcar o 60º aniversário, a Hovione encomendou uma escultura do artista Rui Chafes. No dia 10 de abril de 2019, a Hovione doou à Universidade NOVA de Lisboa a peça de aço preto com 9m de altura intitulada RAIZ. Raiz também representa 9ºW - a parceria da Hovione com a Academia, expandindo o conhecimento.

RAIZ, "ROOT"
“Uma ideia de continuidade, de um crescimento imparável, alguma coisa que está na origem, na génese, de uma coisa muito maior do que aquilo que está à frente dos nossos olhos. Como a ideia de uma empresa que nasceu do pensamento de um homem e de uma mulher mas que existe graças ao esforço conjunto de tantas pessoas diferentes mas unidas no mesmo objectivo, todas igualmente importantes, cada uma na sua função, como os elos de uma cadeia. Uma raíz geradora de algo muito maior.”


Rui Chafes, 2019 – aço



O Programa 9oW foi lançado pela primeira vez em 2016, como um programa de três anos, de 5 milhões de euros para financiar a investigação colaborativa com a academia portuguesa. O objetivo era trabalhar em parceria com instituições académicas para ajudar a desenvolver projetos inovadores e relevantes para resolver os desafios enfrentados pela Hovione. O espírito do 9oW é todo sobre a expansão do conhecimento, ampliando a nossa base de conhecimento e identificando e desenvolvendo talento.

O 9oW financiou três programas de investigação e educação específicos, listados abaixo. Além disso, o 9oW também apoia o Hovione Research Program. O HRP estabelece condições para que os estudantes de mestrado e doutoramento possam realizar as suas pesquisas sobre problemas específicos da Hovione, o trabalho é financiado e apoiado pela Hovione e tem lugar nos nossos laboratórios.

hovione-9-degress-west-logo


Alguns dos nossos projetos são:

Produção Contínua de Produtos Farmacêuticos

A fabricação contínua pode fornecer maior produtividade e maior qualidade do produto. A Hovione está comprometida com a fabricação contínua e está a trabalhar com vários grupos universitários para desenvolver soluções para operações específicas.

Laboratórios Analíticos Inteligentes

A química analítica é a área que mais cresce na empresa. Enfrentamos um aumento no volume de vendas, na diversidade de projetos, na escalada do rigor e na complexidade regulatória e os nossos laboratórios de química analítica estão cada vez mais sob pressão. Para planear o trabalho e gerir amostras, estamos a desenvolver um sistema de planeamento que nos permitirá gerir com eficiência mais de 1000 amostras por dia.

Este projeto visa aumentar a eficiência de nossos laboratórios de Controle de Qualidade, fornecendo:
  • Melhoria de rastreabilidade;
  • Planeamento e programação automática com sistemas inteligentes e arquitetura de armazenamento de base de dados;
  • Automação de trabalho intensivo/repetitivo

Curso de Formação de Analistas Químicos

Em todas as localizações da Hovione, o mercado de analistas químicos é apertado.
Os programas académicos atuais, muitas vezes não possuem o financiamento e o equipamento para ensinar as técnicas analíticas mais relevantes e não incluem tópicos como configuração de equipamentos, manutenção preventiva e GMP.
Em Lisboa, a Hovione associou-se a faculdades de formação profissional para encontrar uma solução. Financiámos um laboratório de última geração no ISEL que agora opera de acordo com os padrões da Hovione. O laboratório utiliza o sistema LIMS da Hovione, as nossas especificações, métodos e procedimentos. Os supervisores do laboratório foram treinados nos laboratórios de Controlo de Qualidade da Hovione. O objetivo é criar um ambiente de trabalho que espelhe os laboratórios de controle de qualidade que lançam produtos rotineiramente no mercado e que precisam estar de acordo com os requisitos rígidos da EMA da UE e da FDA dos EUA.
O primeiro curso teve início em Janeiro de 2018 e a cada 5 meses, 12 analistas químicos estão formados e prontos para uma carreira na indústria farmacêutica.

Hovione Research Program

O negócio da Hovione é, na sua essência, altamente científico e tecnológico.

O Hovione Research Program (HRP) foi criado em 2009 para estimular os nossos cientistas de I&D a aprofundar o nosso know-how em áreas de interesse. Os objetivos secundários incluem a ampliação de nossa base de conhecimento, o trabalho em rede com a comunidade académica local e a identificação e captura de talento dos académicos que participam no programa. Continuamos a encorajar esse espírito, mantendo um forte relacionamento com os nossos colegas académicos e apoiando o seu trabalho através de oportunidades de colaboração e financiamento. Todas essas atividades são regidas por acordos de confidencialidade e contratos específicos com Universidades.

Desde 2009 até 2019, temos e apoiámos 22 estudantes de doutoramento. Estes doutoramentos realizam-se sob dois co-orientadores: um é o professor da Universidade que irá atribuir o diploma e o outro é um cientista da Hovione. Desde o início, 8 desses alunos concluíram a sua tese de doutoramento em áreas como Química de Processos, Medicamento, Química Analítica e Produção e receberam o seu grau. Três das oito teses de doutoramento permanecem sigilosas por causa das informações confidenciais que contêm.

Atualmente, as nossas áreas estratégicas de investigação incluem química de fluxo, spray-drying, dry powder para inalação, biofármacos, desenvolvimento e escalonamento de processos, modelação, tecnologias analíticas de processo e transformação digital (como inteligência artificial, machine learning e robótica).

Atualmente, temos 14 teses de doutoramento em curso, cinco das quais devem ser concluídas até ao final de 2019. Todos os trabalhos (e teses) são protegidos e confidenciais, embora em muitos casos tenham sido publicadas partes das teses, após revisão e aprovação da Hovione.

Também aceitamos 25 alunos de mestrado por ano para fazer o seu projeto de pesquisa por 6 meses nos nossos laboratórios.

As universidades com as quais mais trabalhamos nos programas de doutoramento são:

De Portugal:
  • A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
  • A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa
e a Universidade de Budapeste de Tecnologia e Economia, na Hungria.

Estamos empenhados em diversificar o background cultural dos nossos alunos de mestrado e doutoramento. Acreditamos que a diversidade torna o solo mais fértil para a inovação.
Para mais informações sobre HRP, por favor contate xxxxx@hovione.com

Porquê 9oW?

Durante o seu apogeu, os navegadores portugueses descobriram, redescobriram e/ou aperfeiçoaram quase todas as tecnologias de navegação necessárias. A única peça que faltava era a capacidade de medir a longitude com precisão. Em 1714, o governo britânico desafiou o público a resolver a maior questão científica do século - como determinar a localização de um navio no mar sabendo sua longitude. Pela Lei do Parlamento, £ 20.000 foram oferecidos a quem pudesse fornecer uma solução que pudesse encontrar a longitude dentro de meio grau (equivalente a 2 minutos de tempo). Em 1737, John Harrison, um relojoeiro com pouca educação formal, ganhou o prémio através de sua extraordinária determinação e domínio do trabalho de relógio, ele aperfeiçoou o seu cronometrista marinho, H4. Isso permitiu que os navios levassem com eles um relógio confiável e preciso que dava o tempo médio de Greenwich Mean Time - medindo-se a diferença de tempo da longitude do tempo solar local.

9oW é a longitude de Lisboa. A Hovione sente que ainda há muito para entender no mundo e que os prémios são uma coisa boa - eles motivam e reconhecem.

Em 2014, o governo britânico relançou a ideia de desafiar o público para que resolvessem uma questão social fundamental. Eles selecionaram a resistência aos antibióticos e ofereceram 10 milhões de libras. https://longitudeprize.org


Para mais informações contacte-nos em 9degreeswest@hovione.com