Notícias

News / Mar 09, 2019

Entrevista a Guy Villax ao Expresso

Expresso, 9 Março 2019

guy-villax-entrado-edificio-S-lumiar

 

Entrevista a Guy Villax, Administrador-delegado da Hovione

 

Fazer a diferença. É esta a premissa que guia a conversa com Guy Villax, que há 22 anos lidera a Hovione, empresa química especializada em produtos farmacêuticos.

“Um em cada dois comprimidos para curar a hepatite C sai das nossas fábricas. Isso deixa-me muito orgulhoso, por fazer parte de um medicamento que faz a diferença”, refere o administrador delegado, acrescentado outros exemplos, como a participação da Hovione no desenvolvimento de fármacos para a fibrose quística, uma “doença genética horrorosa”, rara, que encurta muito a esperança média de vida dos doentes e que implica grande sofrimento. O projeto teve sucesso e foi feito em conjunto com uma companhia de Boston, nos EUA, geografia onde foi descoberto um outro medicamento inovador para a leucemia mie­loide aguda, para o qual também contribuiu a tecnologia portuguesa.

Leia o artigo completo no Expresso Online

 

Também em Notícias

See All

A farmacêutica portuguesa Hovione anunciou na quinta-feira que se tornou a primeira empresa em Macau a ser reconhecida como 'Top Employer', uma certificação atribuída pela excelência das práticas de gestão de pessoas. O diretor de recursos humanos da Hovione Macau, Douglas Lau, disse que esta distinção "é uma verdadeira conquista" e que "demonstra que as empresas em Macau podem oferecer o mesmo ambiente de trabalho de alta qualidade que em qualquer outro lugar do mundo". A certificação é "também mais uma demonstração de como a Hovione cria empregos que têm valor real tanto para os membros da nossa equipa como para a sociedade em geral", acrescentou, em comunicado. O responsável lembrou que a Hovione, que se estabeleceu em Macau em 1986, recebe hoje a medalha de Mérito Industrial e Comercial, atribuída pelo Governo local, nos 24 anos da Região Administrativa Especial chinesa. Em dezembro, o diretor-geral da empresa em Macau, Eddy Leong, disse à Lusa que a medalha concecida pelo Governo de Macau é "uma grande honra" e reflete a "longa e bem-sucedida" história da Hovione no território. Ao destacar a "equipa forte" dedicada "à investigação e à qualidade", com "diversos êxitos" obtidos, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que a expansão do negócio da Hovione "no mercado asiático está já a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau", contribuindo para o desenvolvimento da indústria de `big health` de Macau e a diversificação da economia, de acordo com uma nota oficial, divulgada em dezembro. A Zona de Cooperação Aprofundada, em Hengqin, é um projeto lançado por Pequim, em 2021, gerido conjuntamente pela província de Guangdong e Macau, com uma área de cerca de 106 quilómetros quadrados e uma população de mais de 53 mil habitantes. Fundada em 1959, a Hovione sublinhou ter recebido a certificação `Top Employer` pelo segundo ano consecutivo, nas outras três fábricas e laboratórios que opera em Portugal, na Irlanda e nos Estados Unidos. A farmacêutica foi uma das 49 empresas em Portugal a obter esta certificação do Top Employers Institute, uma entidade internacional que distingue e certifica, a nível global, as condições que as empresas criam para os seus trabalhadores.   Leia o artigo completo em RTP

Press Clipping

Farmacêutica portuguesa primeira empresa considerada 'Top Employer' em Macau

Jan 19, 2024