Notícias

Comunicado de Imprensa / 21 Set 2020

Aluno de artes de 17 anos da António Arroio vence concurso ABCovid

Vencedores do concurso são revelados

  • Concurso contou com participação de 178 vídeos de 94 escolas de todo o país;
  • Toda a informação em www.abcovid.pt


Lisboa, 21 de setembro de 2020 – Tomás Oliveira, de 17 anos, aluno da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, é o vencedor do concurso de vídeo escolar abcovid.pt, organizado por estagiários da Hovione. O vídeo vencedor, com o título “Covid-19 simplificado para totós”, explica de modo simples e gráfico porque precisamos de máscara para nos protegermos do novo coronavírus.


Em segundo lugar do concurso ficou Daniela Lemos, de 15 anos, aluna da Escola Secundária Almeida Garrett, em Gaia, com o vídeo "Férias em Segurança”, uma animação sobre os cuidados a ter para evitar o contágio. O terceiro classificado é Miguel Almeida, de 17 anos, da Escola Secundária Tomaz Pelayo, em Santo Tirso, com “Protege os que te rodeiam”, um filme que tem por protagonistas os objetos que no dia-a-dia nos protegem do vírus. Os alunos distinguidos receberam, respetivamente, 3 mil, 1500 e mil euros.

Na cerimónia de entrega de prémios, na Fundação Calouste Gulbenkian, Guy Villax, CEO da Hovione, salientou a importância do repositório de vídeos que agora anima o site abcovid.pt, “os vídeos ilustram bem muitas situações que devem ser ensinadas, estou a contar com as escolas para pôr estes vídeos a trabalhar na luta contra o Covid-19”.

Tendo em conta a qualidade dos vídeos a concurso, o júri decidiu atribuir ainda oito menções honrosas:
  • Vídeo mais divertido: de Luna e Nino Roche, de 16 anos, do Liceu Francês International do Porto: “Anti-Corona Power”:
  • Autores mais persistentes: Vinícius Rodrigues Manso e Eurico de Jesus André, com 17 e 16 anos, da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria, que apuraram para a fase final do concurso oito trabalhos (todos disponíveis aqui)
  • Escola com mais autores participantes: Escola Secundária de Luis Freitas Branco, em Paço d’Arcos;
  • Participantes mais novos: Inês Gil Guerra, da Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves, Alcanena; Carolina Faustino Barreiros, da Escola Básica Dionísio dos Santos Matias, Paço de Arcos; e Ana Clara Barbosa, Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro, todas com 10 anos.
  • Prémio ao melhor trabalho artístico – Rebeca Sampaio,18 anos, Escola Secundária Francisco Franco, Funchal, “Draw Covid19”;
  • Prémio ao melhor trabalho científico, Maria Inês Ferreira, 14 anos, Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos, “O que fazer em isolamento perante infeção pelo novo coronavírus?
  • Prémio ao melhor trabalho técnico, Rui Reis, 17 anos, Escola Profissional de Comunicação e Imagem, Lisboa, “The Next Page – ABCovid”.



Sobre o ABCovid
O concurso abcovid.pt partiu de estagiários da Hovione, que sentiram que havia uma necessidade de ação na área da prevenção e da disseminação de informação sobre os comportamentos que os jovens devem seguir para minimizar riscos de infeção, em particular no contexto escolar. O concurso abcovid.pt realizou-se durante 10 semanas, entre junho e agosto, tendo contado com a participação de 178 vídeos de 94 de escolas de todo o país, feitos por alunos entre os 10 e os 20 anos. O júri, que juntou os investigadores Alexandre Quintanilha, do I3S, Pedro Simas, do IMM, e Mafalda Paiva, da Hovione e a youtuber Sofia Barbosa, atribuiu ainda as seguintes menções honrosas:

Sobre a Hovione
Fundada em 1959, a multinacional Hovione tem hoje laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Com sede em Loures, a empresa emprega 1800 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1200 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal e tem presentemente oito programas de doutoramento e oito de mestrado a decorrer na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 220 técnicos e cientistas. Para mais informação visite www.hovione.com



Para mais informação contacte-nos através do chat "Fale connosco" nesta página:
- Santiago Sampaio, líder do concurso ABCovid
- Isabel Pina, diretora de comunicação da Hovione




Também em Notícias