Notícias

Comunicado de Imprensa / 29 Jun 2011

Hovione atinge novo recorde de vendas

Loures, 29 de Junho de 2011. A Hovione anunciou hoje que fechou o ano de 2010 (1 de Abril de 2010 a 31 de Março de 2011) com 146 milhões de dólares de vendas, o 5º ano consecutivo de aumento de vendas, que reflecte um crescimento médio de 12% ao ano. A este desempenho correspondem:

• 75 milhões de euros produzidos em Portugal e integralmente exportados;
• 59 milhões de dólares vendidos nos EUA - 40% do total da facturação;
• 2.5 mil milhões de yens vendidos no Japão - 21% do total da facturação.

No Japão, o 2º maior mercado farmacêutico, a Hovione é o fornecedor exclusivo do produto genérico de maior venda. Também neste mercado, o inalador TwinCaps®, patenteado pela Hovione e licenciado à Daichi-Sankyo, é usado na administração do Inavir® e foi aprovado em 2010 para o tratamento da gripe. Nos primeiros 6 meses, o Inavir® já ultrapassou em vendas o Tamiflu® da Roche, líder tradicional neste segmento.

"Temos um negócio fortemente internacionalizado. Metade dos nossos colaboradores trabalham no estrangeiro. Temos 3 centros de investigação (Loures, Nova Jersey e Xangai) e 5 unidades de produção aprovadas pelas autoridades de Saúde dos EUA, Japão e Europa (Portugal, Irlanda, EUA, Macau e China). Apesar da conjuntura económica desfavorável, tivemos um desempenho de vendas e resultados financeiros francamente positivos. Estamos no bom caminho para atingir um novo recorde de vendas em 2011”, disse Miguel Calado CFO da Hovione.

Os resultados financeiros, por si só, não revelam a qualidade do desempenho dos colaboradores da Hovione. Em 2010 as fábricas da Hovione foram objecto de 6 inspecções de Agências do Medicamento, de forma a autorizar o lançamento de novos produtos em mercados de exportação – todas com sucesso. A Hovione fez o pedido de 7 novas patentes em áreas de tecnologia de ponta, nas quais a Empresa tem uma posição de liderança a nível global.

A Hovione vai continuar o seu processo de recrutamento, pois o seu crescimento abre oportunidades de carreira a jovens licenciados. "Os destinatários do nosso programa ‘Welcome Back’ são Portuguesas e Portugueses doutorados, com experiência de investigação industrial no estrangeiro e que desejem prosseguir a sua carreira em Portugal." Actualmente 27 doutorados em Portugal e outros 6 em Nova Jersey desenvolvem o nosso futuro. Contamos com uma excelente equipa de colaboradores, mas precisamos de mais para vencer a batalha da inovação” disse Guy Villax, Administrador Delegado.

A Hovione é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, com 52 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de substâncias activas farmacêuticas. Com cinco fábricas em Portugal, Estados Unidos da América, Macau, China e Irlanda, a Empresa emprega mais de 1000 colaboradores, dos quais 170 investigadores, e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo.

Para mais informações sobre a Hovione, por favor visite www.hovione.pt , www.hovione.com ou contacte a área de Comunicação, Isabel Pina, 21 982 9362, e-mail: ipina@hovione.com

Também em Notícias