Press Release / Sep 13, 2018

Hovione doa dois milhões à Nova SBE

A empresa de química-farmacêutica portuguesa dá o nome ao principal átrio da universidade e expande relação com a Academia

Lisboa, 13 de Setembro de 2018.  A Hovione, a Fundação Alfredo de Sousa e a Nova SBE celebraram um protocolo para atribuição de um donativo no valor de dois milhões de euros. No âmbito deste acordo, a Hovione torna-se parceira estratégica no desenvolvimento do novo campus universitário da Nova SBE, em Carcavelos, dando assim continuidade à ligação da multinacional portuguesa ao mundo académico e da investigação. A parceria incluirá ainda o desenvolvimento de projetos de colaboração entre as duas instituições.

O átrio principal da Nova SBE vai chamar-se “Hovione Atrium”, uma escolha com elevado valor simbólico, pelo reconhecimento que a Universidade dá ao papel da Empresa com sede em Loures. Fundada em Lisboa em 1959, e sempre com o foco no desenvolvimento da ciência em Portugal, a Hovione tem laboratórios e fábricas em Portugal, Macau, Irlanda e também nos Estados Unidos, exportando a totalidade da sua produção.

“A ciência e a investigação são traves-mestras da Hovione. A ligação estreita e o apoio às universidades fazem parte da cultura da Empresa desde a primeira hora. Neste momento de grande importância na vida da Nova SBE e também do país, temos muito orgulho em reconfirmar este apoio para continuarmos a dar corpo ao nosso compromisso com a economia do conhecimento”, refere Guy Villax, CEO da Hovione.

A Hovione tem, neste momento, três projectos, sob a marca 9ºW, de apoio à investigação e educação – com diversas instituições do ensino politécnico e universitário, além de um longo percurso no apoio a programas de mestrado e de doutoramento. A Hovione é a multinacional portuguesa que mais emprega doutorados em Portugal. Muitos destes estudantes entram na Hovione no âmbito dos respetivos mestrados e doutoramentos, mas acabam por continuar na empresa, encontrando aqui o espaço adequado para desenvolver as suas competências ao mais alto nível.

Fundada em 1959, a multinacional Hovione tem hoje laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Com sede em Loures, a empresa emprega 1600 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1100 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal (68) e tem presentemente oito programas de doutoramento e oito de mestrado a decorrer na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 220 técnicos e cientistas.

Sobre a Nova SBE
A Nova SBE é uma faculdade líder nas áreas de Economia, Finanças e Gestão através dos seus programas de Licenciatura, Mestrado, Ph.D., MBA, e Formação de Executivos. Encontra-se na lista das 25 melhores escolas da Europa com cerca de 3000 alunos de mais de 50 países diferentes, sendo os seus programas reconhecidos pelo Financial Times. A Nova SBE aposta também na área de investigação, tendo professores de 25 países diferentes com publicações regulares em meios de investigação de referência.

Isabel Pina

Directora de Comunicação
Tel.: 21 982 9362

A farmacêutica portuguesa Hovione anunciou na quinta-feira que se tornou a primeira empresa em Macau a ser reconhecida como 'Top Employer', uma certificação atribuída pela excelência das práticas de gestão de pessoas. O diretor de recursos humanos da Hovione Macau, Douglas Lau, disse que esta distinção "é uma verdadeira conquista" e que "demonstra que as empresas em Macau podem oferecer o mesmo ambiente de trabalho de alta qualidade que em qualquer outro lugar do mundo". A certificação é "também mais uma demonstração de como a Hovione cria empregos que têm valor real tanto para os membros da nossa equipa como para a sociedade em geral", acrescentou, em comunicado. O responsável lembrou que a Hovione, que se estabeleceu em Macau em 1986, recebe hoje a medalha de Mérito Industrial e Comercial, atribuída pelo Governo local, nos 24 anos da Região Administrativa Especial chinesa. Em dezembro, o diretor-geral da empresa em Macau, Eddy Leong, disse à Lusa que a medalha concecida pelo Governo de Macau é "uma grande honra" e reflete a "longa e bem-sucedida" história da Hovione no território. Ao destacar a "equipa forte" dedicada "à investigação e à qualidade", com "diversos êxitos" obtidos, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que a expansão do negócio da Hovione "no mercado asiático está já a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau", contribuindo para o desenvolvimento da indústria de `big health` de Macau e a diversificação da economia, de acordo com uma nota oficial, divulgada em dezembro. A Zona de Cooperação Aprofundada, em Hengqin, é um projeto lançado por Pequim, em 2021, gerido conjuntamente pela província de Guangdong e Macau, com uma área de cerca de 106 quilómetros quadrados e uma população de mais de 53 mil habitantes. Fundada em 1959, a Hovione sublinhou ter recebido a certificação `Top Employer` pelo segundo ano consecutivo, nas outras três fábricas e laboratórios que opera em Portugal, na Irlanda e nos Estados Unidos. A farmacêutica foi uma das 49 empresas em Portugal a obter esta certificação do Top Employers Institute, uma entidade internacional que distingue e certifica, a nível global, as condições que as empresas criam para os seus trabalhadores.   Leia o artigo completo em RTP