Notícias

Comunicado de Imprensa / 18 Fev 2011

A Hovione saúda a votação da directiva europeia contra medicamentos falsificados

O Grupo HOVIONE, Empresa portuguesa químico-farmacêutica dedicada à Saúde Humana, congratula-se com a recente votação no Parlamento Europeu da directiva europeia que visa impedir a introdução de medicamentos falsificados na cadeia de abastecimento.

Guy Villax, Administrador Delegado da HOVIONE, membro do EFCG (European Fine Chemicals Group) e da Rx-360, saudou a eurodeputada portuguesa, Marisa Matias, relatora e principal impulsionadora da directiva: “Nós na Hovione sentimos muito orgulho pelo que conseguiu! Obrigado”.

A HOVIONE tem tido voz activa na luta contra a avalanche de princípios activos falsificados utilizados em produtos farmacêuticos, também eles falsificados, que invadem o mercado Europeu – é um negócio altamente lucrativo que não é objecto de sanções, enquanto esta directiva não for transposta para as legislações nacionais. É surpreendente que, ainda hoje, a falsificação de medicamentos na maioria dos países da União Europeia não seja considerada crime.

A votação desta directiva implica também o controlo de vendas na internet – que atingem já níveis alarmantes – não se limitando a futura legislação a controlar apenas espaços físicos de venda como as farmácias. Na União Europeia, 50% dos medicamentos falsificados são vendidos através da internet, pelo que segundo a eurodeputada "seria inconcebível e um perigo para a saúde pública não controlar a principal porta de entrada de medicamentos falsos".

“Não podemos estar mais satisfeitos e consideramos tratar-se de um passo muito importante na luta contra a falsificação de medicamentos na União Europeia. Isto permitirá que os cidadãos dos 27 Estados-membros possam vir a ter acesso seguro a medicamentos. É muito gratificante quando os ideais pelos quais tanto lutámos ganham forma”, acrescentou Guy Villax.

O EFCG é o porta-voz dos fabricantes europeus de química fina e princípios activos.

O Rx-360 é um consórcio constituído por voluntários da indústria químico-farmacêutica, tendo como objectivo aumentar a segurança, garantindo a qualidade e autenticidade dos produtos ao longo da cadeia de abastecimento farmacêutico.

A Hovione é uma empresa portuguesa dedicada à saúde humana, com 51 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de substâncias activas farmacêuticas. Com cinco fábricas, em Portugal, Estados Unidos da América, Macau, China e Irlanda, a Empresa emprega 1030 colaboradores, dos quais 170 investigadores, e exporta os seus produtos para os mercados mais exigentes do mundo.


Para mais informações sobre a Hovione, por favor visite www.hovione.pt , www.hovione.com ou contacte a Área de Comunicação (Isabel Pina, tel. 21 982 9362, email: hello@hovione.com .

Também em Notícias