Notícias

Comunicado de Imprensa / 16 Set 2020

Vencedores do ABCovid na Gulbenkian

Os vencedores do concurso abcovid.pt são anunciados dia 21 de Setembro, às 18h, na Fundação Calouste Gulbenkian

Loures, 16 de Setembro de 2020 – Os vencedores do concurso de vídeos abcovid.pt são anunciados dia 21 de Setembro, às 18h, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa cerimónia em que o virologista Pedro Simas vai responder a perguntas de pais, professores e alunos sobre a segurança e o regresso às aulas no contexto da pandemia covid19, com o animador Rui Unas e a influencer Constanza Ariza. Pode enviar as suas perguntas.

O júri nacional que avaliou os trabalhos juntou os investigadores Alexandre Quintanilha, do I3S, Pedro Simas, do IMM, Mafalda Paiva, da Hovione e a youtuber Sofia Barbosa.

Para Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que acolhe a cerimónia final da cerimónia do concurso ABCovid, “esta iniciativa tão louvável da Hovione, e que mobilizou tantos jovens em todo o país, representa um contributo muito meritório para a necessária prevenção e o conhecimento adequado sobre os cuidados indispensáveis como forma de controlar a pandemia.”

Para Guy Villax, administrador delegado da Hovione: “os vídeos recebidos são um espelho do nosso país. É óptimo ver tanta diversidade, tanta qualidade e muita vontade de ajudar o próximo – uma alegria no meio do contexto difícil que vivemos. Para a Hovione o fundamental agora é pôr rapidamente estes vídeos a “trabalhar” e a ser vistos nas escolas, ajudando a prevenir o contágio.”



Sobre o ABCovid
Nesta cerimónia é anunciado o vídeo vencedor do concurso, bem como os segundo e terceiro classificados, e entregues aos autores os prémios de 3 mil, 1.500 e 1.000 euros. O concurso www.abcovid.pt realizou-se durante 10 semanas, entre Junho e Agosto, tendo contado com a participação de 178 vídeos de 94 de escolas de todo o país, feitos por alunos entre os 10 e o 20 anos.
O abcovid é uma iniciativa de estagiários da Hovione, que sentiram que havia uma necessidade de ação na área da prevenção e da disseminação de informação sobre os comportamentos que os jovens devem seguir para minimizar riscos de infeção, em particular no contexto escolar.
Com o regresso às aulas de mais de um milhão e duzentos mil alunos, as precauções têm de partir dos jovens estudantes pois os seus contactos, tanto entre colegas como com as suas respetivas famílias, serão determinantes para a evolução da pandemia. Nesse sentido, o concurso tem como objetivo reforçar a comunicação sobre a prevenção do contágio entre alunos, professores e auxiliares das escolas e das suas famílias e contribuir para aumentar o conhecimento sobre como melhor nos devemos proteger do vírus.


Sobre a Hovione
Fundada em 1959, a Hovione tem hoje laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Com sede em Loures, a empresa emprega 1800 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1200 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal e tem presentemente oito programas de doutoramento e oito de mestrado a decorrer na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 220 técnicos e cientistas. Para mais informação visite www.hovione.com



Para mais informação contacte-nos através do chat "Fale connosco" nesta página:
- Santiago Sampaio, líder do concurso ABCovid
- Isabel Pina, diretora de comunicação da Hovione


Também em Notícias