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Notícias / Mar 08, 2021

Dia Internacional da Mulher 2021 - Leia os testemunhos

Choose To Challenge

imagem dia internacional da mulher

O tema deste ano do Dia Internacional da Mulher é #ChooseToChallenge - Escolher Desafiar - para celebrar as
conquistas das mulheres em todo o mundo.

As mulheres Hovione também aderiram à campanha #ChooseToChallenge. De Portugal aos EUA, Irlanda, Macau e Índia, celebramos as conquistas da nossa equipa.
 
Obrigada Beatriz Noriega Fernandes, Camie Lou, Kristen Parisi, Linda Cullinane, Louise Dennehy,
Madhu Gautam, Mafalda Paiva, Marianna Katz, Marilena Ornelas, Mary Hennessy, Sarah Downing,
Sarah Scott, Sónia Cardoso e Tânia Dias por levantarem as vossas mãos.

Do desafio vem a mudança. Leia os seus testemunhos aqui.

kristen parisi women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Kristen e sou HR Business Partner na Hovione EUA.
O meu trajeto na Hovione é uma das conquistas profissionais de que mais me orgulho.
Comecei em junho de 2017 a apoiar iniciativas de RH enquanto mantinha a gestão do escritório.
Desde então, fui promovida duas vezes e atualmente exerço a função de HR Business Partner.
A Hovione fornece as ferramentas e oportunidades necessárias para que as Colaboradoras tenham uma carreira gratificante e desafiadora.

Kristen Parisi - HR Business Partner
Hovione USA

madhu gautam women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Madhu e sou diretora do escritório da Hovione Índia.
Acredito num mundo onde todos - independentemente da sua idade, sexo, religião, incapacidade, orientação sexual ou etnia - tenham oportunidades iguais e partilho esta convicção com a Hovione.
A todas as minhas colegas em todo o mundo, levanto a minha mão: ao trabalhar na Hovione, comprometemo-nos a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida de milhões de pacientes.
Não há limite para o que podemos fazer em conjunto. Tenham orgulho. Sejam felizes!

Madhu Gautam - Director of Hovione India
Hovione India

camie lou women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Camie e sou Administrative Manager na Hovione Macau.
Tenho orgulho de fazer parte de uma empresa onde todos são bem-vindos e onde muitas mulheres têm a oportunidade de atingir todo o seu potencial.
Sou desafiada todos os dias a dar o meu melhor e para todas as minhas colegas em qualquer parte do mundo levanto a mão: comemorem diariamente as vossas conquistas pessoais e profissionais.
Vamos comemorar este dia juntas!

Camie Lou - Administrative Manager
Hovione Macau

ireland team women day 2021 pose

 

 

Na Hovione Irlanda, temos muito orgulho da nossa cultura diversificada e inclusiva e adoramos encontrar formas de a celebrar.
Um aspeto da nossa diversidade é o equilíbrio de género nas nossas equipas e em todos os níveis da organização e, por isso, decidimos novamente planear um evento para celebrar o ‘Dia Internacional da Mulher’ na segunda-feira, 8 de março.
Faremos uma aula de arte virtual, durante a qual desenharemos um cartão para enviar a uma mulher que nos inspire.
De acordo com o tema deste ano, #choosetochallenge, estamos a desafiar-nos para tentar algo novo e criativo, tendo em mente a importância de garantir que todos nas nossas equipas têm uma voz.
Este ano, o nosso evento irá apoiar a Cuanlee, um refúgio feminino na cidade de Cork, que teve um grande aumento no número de pedidos de ajuda devido aos confinamentos dos últimos 12 meses.
Esperamos que a nossa contribuição as possa ajudar a enfrentar os desafios de todos os dias.

Mary Hennessy - Director of Human Resources Ireland
Louise Dennehy - HR Business Partner, Linda Cullinane - Supply Chain Director, Sarah Downing - QA Director,
Sarah Scott - Product Quality Manager
Hovione Ireland

tania dias women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Tânia e sou Events Coordinator na Hovione Portugal.
No meu percurso profissional, tenho lutado sempre para concretizar as metas a que me proponho, seguindo sempre a minha visão pessoal de humildade, integridade e otimismo!
A entrada na Hovione foi uma dessas metas, que me tem trazido novas experiências quer a nível profissional como pessoal.

Tânia Dias - Events Coordinator
Hovione Portugal

mafalda paiva women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Mafalda e sou uma orgulhosa cientista na Hovione Portugal.
A minha viagem começou aqui há seis anos, como analytical chemist, e evoluiu para cargos de gestão, tudo dentro da área de R&D.
Sou apaixonada pela ciência, negócios e pessoas!
Acredito verdadeiramente que todos podemos alcançar os nossos objetivos e seguir as nossas paixões, se realmente trabalharmos para isso, independentemente do género, raça, orientação sexual ou religião.
O céu é, de facto, o limite!

Mafalda Paiva - Group Leader, R&D Analytical Development
Hovione Portugal

marilena ornelas women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Marilena e sou Operational Excellence Engineer na Hovione Portugal.
Sempre achei que para praticar cross fit era necessário ser uma pessoa muito forte e louca.
Adivinhem, eu sou uma das loucas, e tudo o que eu precisava era sair da minha zona de conforto, praticar muito e nunca desistir.

Marilena Ornelas - Operational Excellence Engineer
Hovione Portugal

beatriz fernandes women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Beatriz e sou cientista na Hovione Portugal.
De uma pequena cidade à capital, da engenharia ao desenvolvimento farmacêutico, sinto-me realizada por saber que as minhas pequenas tarefas diárias ajudam a salvar vidas.
Tive a sorte de nascer com todas as oportunidades à minha espera, mas esse ainda não é o caso de muitas mulheres em todo o mundo.
Por elas, continuarei a falar.

Beatriz Noriega Fernandes - Scientist, R&D DPD Inhalation
Hovione Portugal

sonia cardoso women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Sónia e trabalho na área de RDP Analytical Sciences na Hovione Portugal.
Estou feliz por ter uma vida plena ao combinar as coisas que mais amo: família, ciência e ajudar os outros.

Sónia Cardoso - RDP Analytical Sciences
Hovione Portugal

marianna katz women day 2021 pose

 

 

O meu nome é Marianna e sou cientista na Hovione Portugal.
Estuda muito. Toca violoncelo. Muda de país. Corre uma meia maratona.
Explora diferentes culturas. Trabalha no duro. Pratica headstand. Inova. Diverte-te.
Muda vidas. Ama. Escolhe desafiar. O céu é o limite.
As mulheres são versáteis, vamos apoiá-las e reconhecê-las!

Marianna Katz - Scientist – R&D Products
Hovione Portugal

 

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O Secretário de Estado do Ambiente deixou o alerta aos empresários na conferência “Going Sustainable: Oportunidades para Empresas Portuguesas nos EUA e na Europa”, promovida pela AmCham Portugal. "A sustentabilidade é, e continuará a ser, um fator de competitividade para as empresas”. A frase, de António Martins da Costa, é suportada por dados recentes do World Economic Forum (WEF) que apontam para a importância crescente que os gestores (47% dos inquiridos pela organização) atribuem à identificação e mitigação das mudanças climáticas, que encaram cada vez mais como um fator transformador para os seus negócios. Mas, o presidente da AmCham Portugal revelou ainda, durante a sessão de abertura da conferência “Going Sustainable: Oportunidades para Empresas Portuguesas nos EUA e na Europa”, que os temas ambientais e os riscos climáticos são atualmente referidos como o segundo maior risco global para as empresas, também de acordo com o WEF. Adicionalmente, salienta o responsável, na perspetiva dos 162 investidores inquiridos por um estudo da Universidade de Yale, e que representam um conjunto de ativos superior a seis mil milhões de euros, “sem informação atempada não será possível atingir as metas da sustentabilidade”. Neste contexto, António Martins da Costa, defende que “Portugal tem capacidade e potencial para ser um pilar da transformação, e transformar este potencial em realidade será um fator crítico de sucesso para o país”. Uma perspetiva partilhada por Emídio Sousa que acredita que Portugal conta, em matéria de sustentabilidade, com diversas vantagens competitivas face aos seus congéneres europeus. O Secretário de Estado do Ambiente, que participou na sessão de abertura deste encontro, destacou, por exemplo, a capacidade nacional na produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como uma “maior sensibilidade dos mercados e das pessoas para as questões da sustentabilidade” como fatores diferenciadores que podem trazer vantagens ao país. O governante recorda que a Europa enfrenta desafios “muito significativos” e metas ambiciosas face a outros blocos económicos com menor regulação no tema da sustentabilidade. Por isso, alerta, “ou atalhamos caminho, ou os nossos recursos esgotam”.   Transição deve envolver cadeia de valor Entre os objetivos desta conferência, anunciou ainda António Martins da Costa, está a criação de uma plataforma de diálogo sobre o papel da sustentabilidade nas empresas, e destas no processo de transformação em curso. A partilha de problemas, mas também de experiências bem-sucedidas é, na opinião do presidente da AmCham, fundamental para uma transformação mais eficaz. A preparação das empresas para o futuro foi precisamente o mote para o primeiro painel de debate que juntou representantes de três organizações de setores e dimensões distintos. Moderado por Carlos Elavai, Managing Director e Partner na Boston Consulting Group, a conversa contou com a participação de Nuno Vieira, Head of Sustainability na BA Glass; Cristina Melo Antunes, responsável de sustentabilidade do Santander; e Ricardo Morgado, cofundador e CSO da The Loop Co. Começar a medir é, na opinião dos oradores, o primeiro passo para uma estratégia de sustentabilidade nas organizações. “Medir, medir bem, e medir toda a cadeia de valor”, reforça Nuno Vieira. Na BA Glass, exemplifica, “começámos a medir as emissões de CO2 internamente, e depois em toda a cadeia de valor do vidro”. 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Já Ricardo Morgado, na The Loop Co., cujo modelo de negócio assenta na circularidade – primeiro na venda de livros usados, depois de materiais usados para bebés e, mais recentemente, no segmento B2B no apoio a empresas que pretendam instalar modelos de economia circular internamente -, acredita que há vontade nas empresas para fazer crescer estes modelos de negócio. “Os consumidores estão disponíveis para modelos circulares, painéis solares, e em saber como os produtos são feitos, e não podem ser esquecidos porque são a principal força política nesta matéria”, alerta. Opinião partilhada por Cristina Melo Antunes que acrescenta ainda que “do lado das empresas, saber cooperar é muito importante para garantir uma maior transferência de conhecimento”.   Um desafio de responsabilidade Garantir que a sustentabilidade possa ser um motor para o crescimento económico é um desafio, mas também uma responsabilidade para as empresas. 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Já em jeito de recomendação, Cristina Mira Godinho não esquece a importância de não deixar as PME para trás neste processo. “Muitas destas empresas têm dificuldade em perceber se as suas ideias estão de acordo com a regulamentação e, por isso, é fundamental desenvolver plataformas de apoio gratuitas que possam ajudar a ultrapassar estas barreiras”.   Aposta na inovação é essencial para internacionalizar Luís Amado, da Capgemini, Paula Guimarães, Diretora de Sustentabilidade da The Navigator Company, e Jon Peers, Global Director of Sustainability da Hovione.   A fechar o encontro de empresários, Jon Peers, Global Director of Sustainability da Hovione, e Paula Guimarães, diretora de sustentabilidade da The Navigator Company, partilharam a sua experiência de internacionalização no mercado norte-americano, numa conversa moderada por Luís Amado, da Capgemini. Inovação e certificação são, na opinião dos dois oradores, fatores diferenciadores e de peso para entrar neste mercado. Ambas as organizações contam com grandes departamentos de investigação e desenvolvimento (I&D) que apoiam a inovação e que garantem o registo de patentes, muito valorizadas do outro lado do Atlântico. Aliás, Paula Guimarães revela que o centro de I&D para consultoria florestal da The Navigator Company faz parte do Top 10 das organizações nacionais com maior número de patentes internacionais. “Temos 95 investigadores e 45 patentes registadas”, salienta. Do lado da Hovione, que abriu a primeira fábrica em território norte-americano em 2022 e que, com esta aposta, viu o seu crescimento triplicar desde 2016, são 240 os cientistas que trabalham em Portugal, “com um grande historial de patentes e de parcerias com empresas tecnológicas”. O objetivo, diz Jon Peers, “é manter elevados níveis de inovação e estar à frente da concorrência”. Por outro lado, a certificação, apesar de ser um processo muito orientado para o mercado, “ajuda a ir mais longe, a preparar o negócio para ser mais eficiente e resiliente, e é atrativo para atrair as gerações mais jovens”, afirma a responsável da Navigator, que tem presença nos Estados Unidos há mais de duas décadas. “A certificação dá credibilidade e valor ao negócio, e evita ações de green washing”, reforça Jon Peers. Já em jeito de conclusão, Leslie Rubio, presidente da comissão de sustentabilidade da AmCham, destacou a sustentabilidade como “uma prioridade e uma obrigação”, e como ferramenta de resiliência para empresas e sociedade. O desafio, por agora, será gerir a complexa regulação ao mesmo tempo que se processa a transição e se cumprem as metas do Green Deal. “Portugal tem liderado na inovação sustentável, e as empresas portuguesas podem encabeçar esta transformação”, conclui.   Leia o artigo completo em ECO.sapo.pt  

Artigo de Imprensa

Emídio Sousa: “Atalhamos caminho, ou os nossos recursos esgotam”

Mar 06, 2025