A Hovione, empresa do setor farmacêutico, encarou a pandemia COVID-19 como uma oportunidade de apoiar os seus colaboradores e a comunidade local. Foram diversas as iniciativas que a empresa implementou e que se destacaram pelo seu impacto positivo na sociedade, nomeadamente na prevenção desta doença.
Internamente, dando primazia ao bem-estar e à saúde dos colaboradores e respetivas famílias, foram desenvolvidas várias ações, das quais podemos destacar a possibilidade do teletrabalho, o serviço de take-away no refeitório com preços reduzidos durante esta época, e um serviço de compras online, de forma a permitir diminuir as deslocações dos nossos colaboradores e familiares aos locais de potenciais contágios. Foram ainda disponibilizadas sessões de mindfulness e de nutrição. A oferta de álcool gel e máscaras a todo o agregado familiar, também tem sido uma constante durante esta época. Nos últimos meses a Hovione tem também um serviço de testagem dos seus colaboradores e família e neste momento todos os colaboradores que estão a trabalhar presencialmente são testados semanalmente.
Adicionalmente, foi criado o PrepCom, uma equipa de resposta multifuncional à COVID-19, com o objetivo de preparar a empresa para lidar com esta crise, nomeadamente, no que diz respeito à saúde e segurança dos colaboradores, através da adoção de medidas específicas resultantes da partilha das melhores práticas entre todas as fábricas da empresa.
Numa iniciativa solidária, a Hovione produziu álcool gel durante os primeiros 3 meses da pandemia, o que permitiu colmatar as falhas do mercado nacional através da doação de um total aproximado de 280 toneladas a 600 entidades, desde escolas, hospitais, bombeiros, entidades governamentais, instituições de solidariedade social, entre outras.
A nível local, a Hovione disponibilizou álcool gel a todos os seus vizinhos e apoiou o arranque do ano letivo em setembro de 2020, em 4 agrupamentos escolares, de Loures, Lumiar e Odivelas, num total de 28 escolas com 8990 alunos. Foram oferecidos diversos equipamentos de proteção/prevenção, cuja necessidade foi identificada pelas escolas, como: máscaras, gel, luvas, acrílicos, sinalética e outros.
A empresa lançou ainda um concurso através do site ABCovid direcionado a jovens com ideias inovadoras para a prevenção da doença.
Leia a newsletter Inspirar à ação
Article
Stravillia Sustainability Hub, 29 janeiro 2021
Inspirar à ação… para uma saúde de qualidade (ODS 3)