Notícias
Hovione doa dois milhões à Nova SBE
A empresa de química-farmacêutica portuguesa dá o nome ao principal átrio da universidade e expande relação com a Academia
Lisboa, 13 de Setembro de 2018. A Hovione, a Fundação Alfredo de Sousa e a Nova SBE celebraram um protocolo para atribuição de um donativo no valor de dois milhões de euros. No âmbito deste acordo, a Hovione torna-se parceira estratégica no desenvolvimento do novo campus universitário da Nova SBE, em Carcavelos, dando assim continuidade à ligação da multinacional portuguesa ao mundo académico e da investigação. A parceria incluirá ainda o desenvolvimento de projetos de colaboração entre as duas instituições.
O átrio principal da Nova SBE vai chamar-se “Hovione Atrium”, uma escolha com elevado valor simbólico, pelo reconhecimento que a Universidade dá ao papel da Empresa com sede em Loures. Fundada em Lisboa em 1959, e sempre com o foco no desenvolvimento da ciência em Portugal, a Hovione tem laboratórios e fábricas em Portugal, Macau, Irlanda e também nos Estados Unidos, exportando a totalidade da sua produção.
“A ciência e a investigação são traves-mestras da Hovione. A ligação estreita e o apoio às universidades fazem parte da cultura da Empresa desde a primeira hora. Neste momento de grande importância na vida da Nova SBE e também do país, temos muito orgulho em reconfirmar este apoio para continuarmos a dar corpo ao nosso compromisso com a economia do conhecimento”, refere Guy Villax, CEO da Hovione.
A Hovione tem, neste momento, três projectos, sob a marca 9ºW, de apoio à investigação e educação – com diversas instituições do ensino politécnico e universitário, além de um longo percurso no apoio a programas de mestrado e de doutoramento. A Hovione é a multinacional portuguesa que mais emprega doutorados em Portugal. Muitos destes estudantes entram na Hovione no âmbito dos respetivos mestrados e doutoramentos, mas acabam por continuar na empresa, encontrando aqui o espaço adequado para desenvolver as suas competências ao mais alto nível.
Sobre a Hovione
Fundada em 1959, a multinacional Hovione tem hoje laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Com sede em Loures, a empresa emprega 1600 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1100 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal (68) e tem presentemente oito programas de doutoramento e oito de mestrado a decorrer na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 220 técnicos e cientistas.
Sobre a Nova SBE
A Nova SBE é uma faculdade líder nas áreas de Economia, Finanças e Gestão através dos seus programas de Licenciatura, Mestrado, Ph.D., MBA, e Formação de Executivos. Encontra-se na lista das 25 melhores escolas da Europa com cerca de 3000 alunos de mais de 50 países diferentes, sendo os seus programas reconhecidos pelo Financial Times. A Nova SBE aposta também na área de investigação, tendo professores de 25 países diferentes com publicações regulares em meios de investigação de referência.
Contacto
Isabel Pina
Directora de Comunicação
Tel.: 21 982 9362