Notícias

Comunicado de Imprensa / 03 Mar 2022

Plataforma garante comprimidos com maior solubilidade e absorção mais rápida

Solução tecnológica inovadora Dispersome® junta Hovione e Zerion Pharma

Lisboa, 3 de Março de 2022 – A Hovione, líder de mercado na tecnologia de spray drying e em engenharia de partículas, estabeleceu uma parceria estratégica com a Zerion Pharma para comercializar a Dispersome®, uma plataforma tecnológica direcionada para a melhoria da solubilidade dos medicamentos.

A tecnologia inovadora Dispersome® aumenta a solubilidade dos medicamentos através da utilização de um excipiente de origem natural, o que facilita a absorção maior e mais rápida do medicamento. Desta forma, é possível reduzir a dose de cada comprimido, possibilitando aos doentes tomar comprimidos mais pequenos, ou fazer menos tomas. A Hovione fortalece assim a aposta em soluções inovadoras que dão resposta aos maiores desafios da indústria farmacêutica global.

“É com enorme gosto que estabelecemos esta parceria com a Zerion, uma empresa altamente inovadora na área das formulações para medicamentos para administração oral. Através desta conjugação de forças, conseguiremos colocar a Dispersome® mais rapidamente no mercado e, deste modo, implementar esta tecnologia em estreita colaboração com os nossos clientes e parceiros, num esforço conjunto para desenvolver medicamentos inovadores que tragam mais benefícios para os pacientes”, refere Jean-Luc Herbeaux, Chief Operating Officer da Hovione.

“A Hovione irá continuar a procurar novas oportunidades de melhoria da sua oferta nas suas áreas de especialização, tais como a engenharia de partículas e os produtos para inalação, através do estabelecimento de parcerias com empresas e instituições de investigação científica, para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na formulação de medicamentos, tais como a Dispersome®”.

Ole Wiborg, CEO da Zerion, sublinha a forte sinergia desta parceria e prevê muitas parcerias futuras: “Consideramos a Hovione um líder global no setor da produção de dispersões sólidas amorfas por spray-drying. Mais importante ainda, em resultado desta liderança, a Hovione, nos últimos cinco anos, foi o principal produtor dos medicamentos aprovados pela FDA no que se refere a dispersões sólidas amorfas. A integração destas competências na nossa oferta à indústria farmacêutica intensifica o valor da nossa plataforma Dispersome® e proporciona-nos a nós, assim como aos nossos parceiros da área farmacêutica, acesso imediato a uma capacidade em scale-up e produção comercial GMP da mais alta qualidade”, afirma Ole Wiborg.

O anúncio da parceria com a Zerion surge após a comunicação pela Hovione de um novo investimento de 146 milhões de euros na expansão das instalações industriais em Portugal, na Irlanda e em Nova Jérsia, nos EUA, no âmbito de um plano de crescimento global que aumentará a capacidade da empresa em cerca de 25%.

A Hovione está a investir em novos ativos, mas também em tecnologias inovadoras, com o propósito de responder às necessidades dos seus clientes no que se refere a serviços integrados e diferenciados na produção de princípios ativos, na engenharia de partículas e, mais recentemente, na produção de medicamentos. Este crescimento refletir-se-á na captação de talento a nível nacional e internacional com a criação de mais de 300 novos postos de trabalho, dos quais 150 em Portugal.

Sobre a Hovione
Fundada em 1959, a multinacional Hovione tem hoje laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Com sede em Loures, a empresa emprega 1800 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1200 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal e tem presentemente oito programas de doutoramento e oito de mestrado a decorrer na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 220 técnicos e cientistas.

Sobre a Zerion Pharma ApS
A Zerion, enquanto autora da plataforma Dispersome® criou a tecnologia que vem aumentar a biodisponibilidade e, assim, os resultados terapêuticos dos medicamentos para os pacientes. A tecnologia Dispersome® baseia-se na preparação de formulações amorfas estáveis através da mistura de altas doses do princípio ativo, com beta-lactoglobulina, um subproduto da produção de queijo, sustentável e biodegradável. A Zerion desenvolve formulações farmacêuticas exclusivas e disponibiliza a tecnologia Dispersome® a todas as empresas farmacêuticas que procurem resolver os seus problemas no que se refere à solubilidade dos fármacos.

A Zerion estabeleceu-se em 2019, enquanto spinoff da Universidade de Copenhaga, após quase dez anos de trabalho acumulado de pesquisa.

(Dispersome® é uma marca registada pela Zerion Pharma A/S)

Mais informação em www.hovione.com

Também em Notícias